carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

O Olho Mais Azul

Para usar as funcionalidades você precisa estar logado(a). Clique aqui para logar
Erro ao processar sua requisição, tente novamente em alguns minutos.
O Olho Mais Azul

Livro Ruim - 1 comentário

  • Leram
    1
  • Vão ler
    5
  • Abandonaram
    0
  • Recomendam
    1

Autor: Toni Morrison

Editora: Companhia das Letras

Assunto: Romance

Traduzido por: Manoel Paulo Ferreira

Páginas: 216

Ano de edição: 2003

Peso: 290 g

Avalie e comente
  • lido
  • lendo
  • re-lendo
  • recomendar

 

Ruim
Marcio Mafra
05/01/2007 às 22:28
Brasília - DF

Uma história de personagens muito complexos, tanto sob o ponto de vista do racismo, como do ponto de vista social, político ou econômico. A autora - prêmio Nobel de 94 - destaca a supremacia da raça branca, não exagera o ódio que permeia o racismo, mas arrasta a história dando um destaque desnecessário as desigualdades sociais e econômicas. É um livro, cujo narrativa causa estranheza pelas muitas facetas sociais, entanto os seus personagens sempre cheios de amarguras, agressões, violências, e do complexo de inferioridade, próprio das raças economicamente desfavorecidas, como o negro brasileiro. O ato de arrancar os olhos das bonecas brancas e de odiar tudo o que representa - na história - a atriz Shirley Temple, de cabelos louros, cacheados e olhos azuis, é de uma crueldade literária que acaba por confundir o leitor, sobre o que é racismo e o que é ódio. Por outro lado, a história das negras, prostitutas e viciadas em drogas,que eram vizinhas de Cláudia e Pécola, só expõem mais a desgraça da raça, não acrescentando nada de bom na vida daqueles personagens. Nos anos recentes, o Nobel de literatura premia os autores afro descendentes, ou personagens muito típicos da região.Houve tempo que ganhava o Nobel quem falasse mal de alemão e enaltecesse o judeu. Agora, quando não é africana a história ou o autor ganhador do Nobel, é mulçumana, mais exatamente da região do Iraque. Será que a Academia Literária que concede o Nobel é racista ?


Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

A história de Claudia MacTeer que odeia bonecas de olhos azuis e de sua amiga Pecola, negra, que muito deseja ter olhos azuis.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

.....mas sem canções, aqueles sábados pesavam sobre minha cabeça como um balde de carvão, e com mamãe reclamando, como agora, era como se alguém estivesse me atirando pedras na cabeça. E eu, pobre como já sou, o que é que estão pensando que au sou? Algum Papai Noel? Pois que tratem de despendurar a meia, porque não é Natal...." Não gostei...


Nenhuma informação foi cadastrada até o momento.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Toni Morrison, escritora negra e americana do norte foi ganhadora do Premio Nobel de 1994 e muito festejada no Flip de Parati, em agosto de 2006. Comprei dois livros escritos por ela: Paraíso e O Olho Mais Azul.


 

Receber nossos informativos

Siga-nos:

Baixe nosso aplicativo

Livronautas
Copyright © 2011-2019
Todos os direitos reservados.