Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Estatísticas literárias e livrarias no Brasil. Blogo do Nando, 27 setembro 2007 - bloque-do-nando.blogspot.com/
Há mais municípios com bibliotecas e menos com livrarias, diz IBGE.
Os números têm um “certo gosto amargo”, segundo o ministro da Cultura, Gilberto Gil: o Brasil de hoje tem 17% mais municípios com bibliotecas e 15% menos livrarias do que o Brasil em
1999, revela a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2006), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mas ela não se refere apenas aos resultados da cultura dos livros, mas de música, Internet, rádio, museus, cinema, quase todos com algum crescimento no período de 7 anos pesquisados.
O problema, segundo Gil, é a falta de reconhecimento que a cultura proporciona desenvolvimento social, e isso está enraizado na sociedade e nas decisões e estruturas do poder.
A saída, para ele, é o Sistema Nacional de Cultura, que visa reduzir o hiato “sertão-mar” e espalhar a cultura que hoje se encontra concentrada no litoral e não distribuído entre as mais de 5
mil cidades do país.
A Argentina tem mais livrarias que o Brasil?
Que nada.
O mais recente censo realizado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) (e divulgado pela PublishNews) calculou que existem 2.680 livrarias em território nacional - o dobro do nosso
vizinho sul americano.
A distribuição entre as regiões, entretanto, deixa muito a desejar, pois 68% das livrarias se concentram no sudeste e no sul do país.
Segundo o Blog do Galeno, mais de mil dessas livrarias estão em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O Distrito Federal é campeão de ratos de livro: lá existe uma loja para cada 30.890 habitantes.
E também que, no quesito leitura, a velha disputa Brasil-Argentina já não faz mais sentido - se é que um dia já fez.
Receber nossos informativos