Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O Padre Antônio Vieira nasceu em Lisboa em 1608 e morreu na Bahia, aos 89 anos, em 1697.
Foi padre, intelectual, catequizador, político, orador e escritor, destacando-se em todas essas atividades.
Aos 7 anos de idade veio para a Bahia. Estudou no Colégio dos Jesuítas.
É provável que fosse portador de uma enfermidade, que lhe impedia o entendimento geral das coisas e fatos, até que se deu o fenômeno conhecido como "estalo do Padre Vieira".
Após o "estalo", passou a entender tudo com muita facilidade e a memorizar tudo o que lia.
Naquela época a idade média das pessoas não chegava aos 45 anos. Porisso morrer aos 89 anos de idade, é um fato absolutamente notável.
Vinte anos após sua morte foi feita a exumação dos restos mortais. Jornais da época registram, que a parte côncava do crânio do Pe. Vieira era semeada de partículas semelhantes a metal e que estas reluziam ao contacto da luz solar.
Aos 16 anos escreveu sua primeira obra literária, chamada "Carta Ânua" .
Terminou seus estudos de filosofia e teologia, sendo ordenado sacerdote aos 26 anos de idade.
Seu primeiro êxito na longa carreira de pregador é o sermão festejando a vitória contra Mauricio de Nassau, obrigado a retirar-se da Bahia, após 40 dias de cerco, no ano de 1638.
Aos 33 anos acompanhou o filho do vice-rei à Portugal, a fim de levar a adesão do Brasil ao novo rei, D. João IV. A partir daí assumiu relevante papel nas decisões políticas, destacando-se na conciliação de Portugal e Holanda, contra os interesses britânicos.
Com a morte de Dom João IV em 1656, o Padre Antônio Vieira, defensor dos pobres, oprimidos, judeus e índios, acabou condenado por heresia pelo Santo Ofício, por pressão dos senhores de escravos e engenho que tinham escassez de mão-de-obra. Depois de libertado retornou ao Brasil.
Seus livros são considerados verdadeiros monumentos da literatura barroca e da ciência política. O Padre Vieira é reconhecido como um dos maiores escritores da língua portuguesa em todos os tempos.
Sua obra, abrange:
Receber nossos informativos