carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

O Que é Filosofia

Para usar as funcionalidades você precisa estar logado(a). Clique aqui para logar
Erro ao processar sua requisição, tente novamente em alguns minutos.
O Que é Filosofia

Livro Ótimo - 1 comentário

  • Leram
    2
  • Vão ler
    6
  • Abandonaram
    0
  • Recomendam
    2

Autor: Caio Prado Junior  

Editora: Abril

Assunto: Filosofia

Traduzido por: Livro Editado em Português do Brasil

Páginas: 104

Ano de edição: 1984

Peso: 105 g

Avalie e comente
  • lido
  • lendo
  • re-lendo
  • recomendar

 

Ótimo
Marcio Mafra
12/10/2006 às 19:07
Brasília - DF

Caio Prado Junior proporciona um ponto de vista muito interessante no sentido da compreensão da filosofia. A leitura flui, mas deve-se estar prevenido que não não se trata de um livro "filosófico", e que analise o assunto, da forma tradicional, ou seja: desde a escola socrática e aristotélica. Veja a qualidade do trecho transcrito em seguida. O Caio Prado é show de bola!!!!!


Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Um relato sobre o estudo que busca, sem limites, a compreensão da realidade, sem afastar-se do objetivo central desses estudos: o homem.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

A Filosofia seria isso mesmo: uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores. Há mesmo quem afirme não caber à Filosofia "resolver", e sim unicamente sugerir questões e propor problemas mas, fazer perguntas cujas respostas não têm maior interesse, e com o fim unicamente de estimular a reflexão, aguçar a curiosidade. E já se afirmou até que a Filosofia não passava de uma "ginástica" do pensamento, entendendo por isso o simples exercício e adestramento de uma função - no caso, o pensamento em vez dos músculos - sem outra finalidade que essa. Apesar, contudo, de boa parte da especulação filosófica, particularmente em nossos dias, parecer confirmar tal ponto de vista, ele certamente não é verdadeiro. Há sem dúvida um terreno comum onde a Filosofia, ou aquilo que se tem entendido como tal, se confunde com a literatura (no bom sentido, entenda-se bem) e não objetiva realmente conclusão alguma, destinando-se tão somente, como toda literatura, a par do entretenimento que proporciona, levar aos leitores, a partir destes centros condensadores da consciência coletiva que são os profissionais do pensamento, levar-lhes impressões e estados de espírito, emoções e estímulos, dúvidas e indagações. Mas esse terreno que a filosofia compartilha com a literatura, não é toda Filosofia, nem mesmo, de certo modo, a sua mais importante e principal parte.


Nenhuma informação foi cadastrada até o momento.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

José Raimundo Pires, meu amigo e colega de trabalho me presenteou com O Que é Filosofia.


 

Receber nossos informativos

Siga-nos:

Baixe nosso aplicativo

Livronautas
Copyright © 2011-2021
Todos os direitos reservados.