Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Traduzido por: Livro Editado em Português do Brasil
Páginas: 104
Ano de edição: 1984
Peso: 105 g
Avalie e comente
Caio Prado Junior proporciona um ponto de vista muito interessante no sentido da compreensão da filosofia. A leitura flui, mas deve-se estar prevenido que não não se trata de um livro "filosófico", e que analise o assunto, da forma tradicional, ou seja: desde a escola socrática e aristotélica. Veja a qualidade do trecho transcrito em seguida. O Caio Prado é show de bola!!!!!
Um relato sobre o estudo que busca, sem limites, a compreensão da realidade, sem afastar-se do objetivo central desses estudos: o homem.
A Filosofia seria isso mesmo: uma especulação infinita e desregrada em torno de qualquer assunto ou questão, ao sabor de cada autor, de suas preferências e mesmo de seus humores. Há mesmo quem afirme não caber à Filosofia "resolver", e sim unicamente sugerir questões e propor problemas mas, fazer perguntas cujas respostas não têm maior interesse, e com o fim unicamente de estimular a reflexão, aguçar a curiosidade. E já se afirmou até que a Filosofia não passava de uma "ginástica" do pensamento, entendendo por isso o simples exercício e adestramento de uma função - no caso, o pensamento em vez dos músculos - sem outra finalidade que essa. Apesar, contudo, de boa parte da especulação filosófica, particularmente em nossos dias, parecer confirmar tal ponto de vista, ele certamente não é verdadeiro. Há sem dúvida um terreno comum onde a Filosofia, ou aquilo que se tem entendido como tal, se confunde com a literatura (no bom sentido, entenda-se bem) e não objetiva realmente conclusão alguma, destinando-se tão somente, como toda literatura, a par do entretenimento que proporciona, levar aos leitores, a partir destes centros condensadores da consciência coletiva que são os profissionais do pensamento, levar-lhes impressões e estados de espírito, emoções e estímulos, dúvidas e indagações. Mas esse terreno que a filosofia compartilha com a literatura, não é toda Filosofia, nem mesmo, de certo modo, a sua mais importante e principal parte.
Nenhuma informação foi cadastrada até o momento.
José Raimundo Pires, meu amigo e colega de trabalho me presenteou com O Que é Filosofia.
Receber nossos informativos