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Administração de Marketing 1

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Administração de Marketing 1

Livro Ótimo - 1 comentário

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Autor: Philip Kotler  

Editora: Atlas

Assunto: Marketing

Traduzido por: Meyer Stilman e Danilo A Nogueira

Páginas: 361

Ano de edição: 1978

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Ótimo
Marcio Mafra
30/08/2002 às 19:00
Brasília - DF

Philip Kotler, concentra suas teorias nas áreas do desenvolvimento de novos produtos, estratégias de marketing competitivo, planejamento de propaganda e dos sistemas de informação. É um bom estudo e um bom livro, ainda que distante da realidade atual do mercado brasileiro.


Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

I) Conceituação da Administração

II) Análise das Oportunidades

III) Organização

IV) Planejamento do Programa

V) Controle do Esforço

VI) Ampliação do Campo.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Marketing Concentrado. Tanto o marketing diferenciado quanto o indiferenciado implicam em que a empresa procure todo o mercado. Entretanto, muitas empresas vêem uma terceira posição, que é especialmente atraente quando seus recursos são limitados. Em vez de procurar uma participação 'pequena em um grande mercado, a empresa procura uma grande participação em um ou em alguns submercados. Em outras palavras, em vez de espalhar-se em uma fina camada por muitas partes do mercado, a empresa concentra suas forças em uma boa posição em algumas poucas áreas do mercado. Podemos citar muitos exemplos de marketing concentrado: A Volkswagen concentrou-se no segmento do mercado de automóveis que deseja um carro pequeno, com boa mecânica e econômico. A Bobbie Brooks é uma firma de roupas femininas, especializada em roupas para jovens. A Gerber concentrou seus esforços no segmento de alimentos infantis do mercado de alimentos preparados. Muitas editoras de livros didáticos especializam-se em textos para o primeiro grau, para o segundo grau ou em livros universitários. Há ainda mais especializações dentro desses níveis. A Richard D. Irwin, Inc. especializou-se em livros para os cursos de economia e administração de empresas e a John Wiley & Sons em livros de matemática para o curso superior. Através do marketing concentrado a empresa consegue uma forte posição de mercado no segmento particular a que serve, devido a seus grandes conhecimentos das necessidades do segmento e da reputação especial adquirida. Além disso, goza de muitas economias operacionais, devido à especialização na produção, distribuição e promoção. Se o segmento do mercado for bem escolhido, a empresa poderá ganhar grandes taxas de retorno sobre seu investimento. Maurice Gottlieb deu uma boa ilustração disto em seu estudo do mercado da aspirina. As conclusões de suas pesquisas indicaram que a aspirina de maior volume seria: um produto para as classes sociais inferiores, que fizesse ampla propaganda e que tivesse gosto bom. Na verdade, o produto dominante no mercado era um produto usado pelos grupos de status mais elevado, que anunciava um uso muito específico e fazia menos propaganda do que os outros produtos. ... Não tinha um gosto muito bom. ... O motivo do sucesso inesperado deste produto era simples. Em vez de concorrer com outros produtos nos segmentos lucrativos do mercado de analgésicos-antiácidos, este produto contrário conquistou os segmentos minoritários - que mesmo assim eram altamente significativos -, onde não tinha concorrente. O marketing concentrado envolve a união do crescimento futuro da empresa a um segmento do mercado, e isto tem riscos evidentes. A Bobbie Brooks gozou de altos lucros durante vários anos pela concentração em roupas esportivas para moças, uma parte relativamente estável do mercado de roupas femininas. Então, repentinamente, sem nenhuma razão aparente, as mulheres jovens pararam de comprar roupas-esporte e passaram a comprar roupas de malha. Os lucros da Bobbie Brooks caíram, de US $ 5.500.000 para um déficit de US $ 1.300.000 de um ano para outro. Um outro risco é o de que a demanda possa continuar, mas que outras empresas entrem no mesmo segmento e causem uma queda nos lucros. Devido à possibilidade da existência de segmentos bons e maus, também poderíamos esperar maior taxa de variação entre as taxas de lucros das empresas que concentram seu marketing do que das empresas que se diversificam por todo o mercado, através de diferenciação de marketing ou não. A busca do mercado todo traz uma taxa de lucros mais normal, já que se estabelece uma média entre os bons e os maus segmentos.


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Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Por volta de 1978/1980, pedi ao Antonio Tavernard que me indicasse os melhores livros de administração, marketing e economia. Tavernard que era um excelente profissional da área de economia e contabilidade, prestava consultoria empresarial especializada em administração para a empresa Conbral, onde eu trabalhava. Para o marketing, indicou o Philip Kotler. Para administração o Peter F. Ducker e para economia o Samuelson e o Rossetti.


 

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