carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

O Passado Compassado de Sete Lagoas

Para usar as funcionalidades você precisa estar logado(a). Clique aqui para logar
Erro ao processar sua requisição, tente novamente em alguns minutos.
O Passado Compassado de Sete Lagoas

Livro Bom - 1 comentário

  • Leram
    1
  • Vão ler
    1
  • Abandonaram
    0
  • Recomendam
    0

Autor: Joaquim Dias Drummond  

Editora: Não Consta Editora

Assunto: Memórias

Traduzido por: Livro Editado em Português do Brasil

Páginas: 124

Ano de edição: 1977

Peso: 260 g

Avalie e comente
  • lido
  • lendo
  • re-lendo
  • recomendar

 

Bom
Marcio Mafra
26/09/2004 às 21:09
Brasília - DF

O Passado Compassado é livro simpático, minucioso nos detalhes históricos da fundação e dos primeiros anos da cidade de Sete Lagoas, com todos os seus personagens importantes. Leitura indispensável para conhecer a cultura mineira do interior.


Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Joaquim Dias Drummond, mineiro de Sete Lagoas, nasceu em 1891 e morreu aos 84 anos de idade, em 1975.
Foi bancário, jornalista, historiador e político.

O Passado Compassado de Sete Lagoas é seu único livro.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Padre Teophilo Theodosio Sanson. De abril de 1909 a setembro de 1921 foi este o sacerdote que tivemos como timoneiro da Barca de São Pedro, como vigário de Sete Lagoas. Não encontramos melhor. Qualificação para quem, como ele, soube dirigir com serenidade e firmeza os problemas religiosos em nossa terra. Naquele tempo, ensaiava-se em nosso meio um jornalismo marrom, com acentuada tendência para a esquerda comunizante. E o alvo preferido era o pobre do vigário, que defendia as suas prerrogativas sem abandonar a cidadela. A seu lado, porém, postaram-se os homens de bom senso e a nau da igreja atravessou incólume o mar da tormenta. O padre em nenhum momento perdeu a sua serenidade, embora os acontecimentos repercutissem lá fora divorciados de seus fundamentos. Foi nessa ocasião que o Senhor Arcebispo de Mariana julgou oportuna uma visita pastoral a essa cidade. É de Sua Excelência o seguinte termo de visita, então lavrado no livro de tombo desta paróquia: "Provimento. - Nesta visita encontramos a Matriz bem tratada, limpa, ornada, provida de bons paramentos conservados em boa ordem, bons confissionários, um povo religioso, obediente e chegado aos sacramentos em sua maioria; as associações das Damas de S. Coração, Apostolado, Filhas de Maria, Conferência de São Vicente de Paulo todas com bom espírito e prestando bons serviços; um hospital cuja manutenção é um padrão de caridade deste povo, porque dela é que se mantém, não possuindo nenhum patrimônio. Encontramos um vigário, o Revmo Theophilo Sanson, zeloso, trabalhador, compenetrado da responsabilidade de sua alta missão. Encontramos os meninos doutrinados com diligência, sendo neste importantíssimo múnus o vigário auxiliado por pessoas dedicadas, as quais deixamos aqui consignado nosso agradecimento. Por tudo isso damos a Deus muitos louvores, esperando de sua misericórdia e dos esforços continuados do Parocho com as orações de tantas almas piedosas, que acabaram de extirpar os males que ainda existem e que infelizmente continuarão a reproduzir-se apesar das diligências do pastor". (O grifo é nosso) Ao Revmo Vigário e a todos os fiéis desta parochia uma bênção muito de coração. Sete Lagoas, 9 de Junho de 1917 a) D. Silvério - Arcebispo de Mariana Eu, cônego João Pio, copiei e está conforme.


Nenhuma informação foi cadastrada até o momento.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Geraldo Mendes da Silva durante muitos anos residiu com seus pais e irmãos, na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Certamente foi ele quem deixou este livro, porque foi nosso hóspede em algumas ocasiões. Consta na folha de rosto, a seguinte anotação: "Pertence ao Hoje. Oferta do Nilton Costa de Matos. 28/7/83". E sob carimbo, o seguinte: "Impresso sob os auspícios da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, publicado no 110º aniversário de criação da vila de Sete Lagoas, em 24 de novembro de 1977."


 

Receber nossos informativos

Siga-nos:

Baixe nosso aplicativo

Livronautas
Copyright © 2011-2020
Todos os direitos reservados.