22/08/2021 às 19:29
Brasília - DF
Amantes - Uma História da Outra.
Livro bastante interessante.
Apesar do título sugestivo, não é uma estória de romance, mas uma história sobre as amantes em seu sentido literal, quer dizer, sobre amores extraconjugais verdadeiros, ocorridos desde a antiguidade até os dias atuais.
Elizabeth Abbott fez uma pesquisa magnifica sobre os dados que se tem acerca do assunto, em revistas, livros, reportagens, alguns bem conhecidos, como o caso do Príncipe Charles e Camilla Parker, mas com uma riqueza de detalhes encantadora.
A leitura, em alguns capítulos, torna-se um pouco monótona, não por falta de brilho da escritora, mas porque os fatos sempre se repetem, e essa é a grande sacada.
Até hoje se tem notícia das amantes, como aquela pessoa que mantem um relacionamento ilícito com alguém comprometido, todavia, atualmente, às amantes já se reserva até mesmo parcelas de direitos antes destinadas apenas as esposas.
A escritora também faz um paralelo entre o psicológico das amantes antigas e as atuais, e até as esposas, a forma como a mulher moderna se comporta, tudo de uma forma natural, de fácil compreensão, leitura fácil, muito didática.
No fim, o que vale é o amor, é ficar junto, é espantar a solidão, é se emocionar, é ter alguém para desabafar, não importa que tipo de amor se viva, se entre pessoas do mesmo sexo ou não, se de relações ilícitas ou não. Como fala a música do Grupo Raça, “o amor, faz a gente enlouquecer, faz a gente dizer coisas, para depois se arrepender, mas depois, vem aquele calafrio e o medo da solidão, nos faz perder o desafio...”.
Vale a leitura!
Bom
Marcio Mafra
22/08/2021 às 19:19
Brasília - DF
A autora de Amantes narra a intimidade das mulheres através dos séculos, desde o tempo das concubinas chinesas até às amantes reais europeias, além das esposas clandestinas de clérigos.
Passa também pelas garotas de programa dos mafiosos, mas trata muito bem do poder das amantes modernas e atuais como Camilla Parker, que era amante do príncipe Charles até a morte de Lady Day, quando se tornou esposa do príncipe.
Kennedy tinha amante. Bill Clinton tinha a Monica Lewinsky.
Em resumo o livro trata de infidelidade, traições, amor, poder, beleza e muita riqueza .
É um romance histórico. Livro muito bom.